Reforma Política Já! Abaixo-assinado.

 

Reforma política, já!

Reforma política, já!

O Sistema Eleitoral Brasileiro está esgotado e isso não é novidade para os interessados em política. O marketing tomou conta das milionárias campanhas eleitorais e os eleitores acabam escolhendo o candidato mais conhecido, que tenha o melhor slogan ou o que fala melhor na televisão (mesmo que seja uma fala rasa), ou seja, vão pelo caminho mais fácil. Isso porque desde sempre foram incentivados a não gostar de política e são, por outro lado, obrigados a votar. Semanas após terem digitado o número rapidamente decorado e apertado o botão verde, muitos sequer lembram em quem votaram, principalmente em eleições proporcionais.

Aqueles que se preocupam um pouco mais, acabam tendo que quebrar a cabeça quando percebem que seu Senador, por exemplo, foi eleito mas não está no Congresso. Ficam ainda confusos ao verem que seu candidato a Deputado Federal não foi eleito, mesmo tendo mais votos que o adversário, eleito. Tem gente que desiste de entender como isso funciona.

Estes são apenas exemplos das implicações e complexidades do nosso sistema eleitoral, que há algum tempo vem passando por um processo de discussão visando sua reforma. O Partido dos Trabalhadores vem puxando o debate no Congresso Nacional mas, como era de se esperar, enfrenta o desinteresse dos partidos políticos conservadores, que são os que mais se beneficiam com o atual sistema eleitoral.

Os partidos conservadores, que pautam as notícias de grande parte dos veículos de comunicação de massa, não permite que este assunto chegue a população de forma clara. Portanto, cabe aos partidos e grupos de esquerda transmitir as informações, esclarecer e mobilizar o máximo de pessoas a cerca do assunto. E é neste ponto que a sociedade deve romper com a apatia política e se inserir no processo de discussão É importante que saibamos o que está sendo tratado quando se fala em reforma política e que consequências a mesma teria para o nosso sistema eleitoral e para nós, cidadãos.

Diante da importância da mobilização e do esclarecimento da sociedade, para que participem deste processo, o Núcleo Carlos Marighella (PT-Guarulhos) promoverá encontros para reflexão sobre o assunto e buscará sensibilizar a população de um modo geral para que entendam a importância da reforma. Após esta etapa, distribuiremos um abaixo-assinado que já está sendo divulgado a nível nacional, com o objetivo de colher um milhão e meio de assinaturas e emplacarmos no Congresso Nacional uma Lei de Iniciativa Popular (assim como o “Ficha Limpa”).

Para quem se interessar, o abaixo-assinado está disponível neste link. Após colher assinatura, entregue no diretório do PT mais próximo da sua casa, ou em um dos espaços políticos do mandato do Vereador Rômulo.

Em breve postaremos outros textos sobre o que pode mudar com a reforma política.

Abaixo assinado Reforma Política




Você pode deixar um comentario, or trackback from your own site.

Deixe um comentário


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto