Professor Rômulo se posiciona contra redução de vagas na USP Leste

Protesto contra o fim do curso de Obstetrícia. Fonte AE

Na sessão do dia 24/03, o vereador Professor Rômulo fez um pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal  sobre a diminuição de vagas nos cursos da USP Leste, medida elitista que vai contra a luta dos movimentos sociais pela universalização do ensino público.
Para quem não sabe, o campus Leste da Universidade de São Paulo foi criado em 2005, na gestão do  reitor Adolpho Melfi. O mesmo Melfi coordena uma comissão (que diga-se de passagem não conta com a participação dos professores dos cursos e alunos) para avaliar o primeiro ciclo de vida da unidade.
Essa comissão produziu um relatório que sugere o corte de vagas em alguns cursos e o fim do curso de Obstetrícia. Quem acompanha a luta do Cursinho Comunitário Pimentas sabe que graças a criação da  EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades, nome da unidade Leste da USP) muitos jovens tiveram a oportunidade de ingressar em uma universidade pública,  gratuita e o melhor, próximo de casa (haja vista a proximidade da cidade com a Zona Leste de São Paulo).
O principal argumento para a extinção do curso é a baixa relação candidato/vaga, o que  contraria o conceito de universalização do ensino público.
Quanto ao curso de Obstetrícia, trata-se de uma carreira voltada para um tratamento mais humanizado da mulher gestante, sua saúde preventiva e a valorização do parto natural ao contrário da cesária, que é um parto mais invasivo, porém bastante lucrativo para os planos de saúde (sobre a “máfia de branco” o Professor Rômulo fez outro pronunciamento na Câmara, mas isso é assunto para outro post…).
Juntos com o nosso mandato na luta pela universalização do Ensino Superior, estão o Deputado Estadual Alencar Santana e o Deputado Federal Paulo Teixeira, que também publicou algo à respeito aqui. Não podemos ficar calados ante esse abuso, pois tal medida atinge em cheio os vestibulandos guarulhenses.
Veja a tabela de redução de vagas aqui.



Você pode deixar um comentario, or trackback from your own site.

Uma resposta to “Professor Rômulo se posiciona contra redução de vagas na USP Leste”

  1. […] de vagas e abertura de concursos públicos para o cargo de Obstetriz. Como já foi abordado aqui neste blog, essa profisão é muito importante no que se refere à saude da mulher gestante, e a inclusão de […]

Deixe um comentário


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto