Prof. Rômulo traz a juventude da periferia para o centro das discussões na Conferência da Juventude

Cursinho Comunitário Pimentas na 2ª Conferência Municipal da Juventude

O Cursinho Comunitário Pimentas, coordenado pelo Prof. Rômulo teve a oportunidade de participar de uma aula prática de cidadania no último sábado, dia 18, durante a 2ª Conferência Municipal da Juventude. Assim como na 1ª, a juventude do Pimentas teve a oportunidade de trazer as suas demandas e brigar para fazer valer os seus direitos.

Todos os movimentos de juventude reunidos

A Conferência mostrou, mais uma vez, a força do jovem da periferia. Não só os alunos do Cursinho Pimentas, mas outros jovens de outros movimentos sociais da cidade como os evangélicos, as Pastorais da Juventude e os movimentos culturais trouxeram suas pautas, a maioria ligada a programas de transferência de renda e à democratização da produção e circulação de bens culturais.

Abertura dos trabalhos

O Cursinho Comunitário Pimentas conseguiu aprovar as suas propostas, todas elas defendidas pelo Prof. Rômulo na Câmara Municipal. Foram elas: Instalação de uma faculdade pública de saúde em Guarulhos, com graduação em Medicina e cotas para estudantes de ensino médio da rede pública, auxílio financeiro para jovens de baixa renda que estejam se preparando para os vestibulares das universidades públicas,  meia passagem para os estudantes de cursinhos pré-vestibulares e cotas de 80% nas universidades públicas para jovens que vieram do ensino médio público (haja vista que é essa a proporção desses estudantes no país). Além disso conseguiu eleger dois titulares para o Conselho Municipal, a Jéssica e o Fernando, que estão de parabéns.

Sala temática

Mais do que eleger conselheiros e aprovar propostas, o mais importante para os alunos foi a oportunidade de exercer sua cidadania e fazer política de fato, o que deveria ser direito de todo o cidadão, mas infelizmente em nosso país há poucos plebiscitos e referendos e são poucas as cidades em que há conferências como essas, portanto é importante que os guarulhenses, sejam jovens de fato ou “de espírito”, compareçam a todo e qualquer fórum de discussão de políticas públicas e tenham voz ativa. Só assim poderemos fazer com que nossos direitos sejam respeitados.

P.S.: Análise da Conferência feita pelo Núcleo Petista Carlos Marighella.




Você pode deixar um comentario, or trackback from your own site.

Deixe um comentário


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto