Prof. Rômulo participa de plenária do Saúde Participativa

Prof. Rômulo no Saúde Participativa 2001/2012
Prof. Rômulo em sua fala durante o Saúde Participativa

No último sábado, dia 14,  o CEU Pimentas foi palco da primeira plenária do “Saúde Participativa 2011/2012”, evento muito importante em que os cidadãos se reúnem e determinam quais devem ser as prioridades do município na área da Saúde em cada região. Neste primeiro encontro, foi a vez de bairros como Vila Dinamarca, Jd. Nova Cidade, Pq. Jandaia, Pq. São Miguel e região levantarem as suas demandas. O Prof. Rômulo esteve presente, ajudando a pautar as principais reivindicações da população.

Em sua fala, Prof. Rômulo falou novamente sobre a necessidade da instalação de uma faculdade pública de medicina em Guarulhos, dada a falta de médicos na cidade, problema já abordado anteriormente nesse blog.

Sabe-se, claro, que a decisão de se instalar uma faculdade pública em qualquer município depende do governo estadual e do governo federal, no entanto o prefeito e o secretário de saúde podem interceder em favor da população junto aos responsáveis. Não se deve esquecer que antes da implantação da UNIFESP em Guarulhos e antes de assumir o mandato de vereador, o Prof. Rômulo já cobrava a vinda de uma universidade pública para a cidade, na qualidade de coordenador do Cursinho Comunitário Pimentas, que inclusive esteve presente no evento reforçando o pedido por cursos de saúde, em especial medicina, aqui em Guarulhos.

Cursinho Comunitário Pimentas cobra Universidade Pública de Medicina
Cursinho Comunitário Pimentas cobra curso de Medicina em Guarulhos

O Prof. Rômulo também cobrou a criação de um banco de sangue no Hospital Pimentas. Atualmente, se alguém precisa de sangue na cidade de Guarulhos tem recorrer ao Hospital Geral de Guarulhos, pois é o único banco de sangue público da cidade inteira e nem sempre quem precisa de uma tranfusão de sangue pode esperar muito, daí a necessidade de um banco de sangue na periferia da cidade.

Ao fim do evento, a proposta do curso de medicina foi eleita como uma das prioridades do Saúde Participativa desse ano. É preciso que a população fique atenta e cobre melhorias na saúde aqui em Guarulhos, pois se trata do direito mais básico e essencial do cidadão.




Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto