Palestra sobre Dependência Química. Como prevenir, cuidar e se recuperar!

Prof. Rômulo e Divino em palestra no CP

Prof. Rômulo e Divino em palestra no CP

Por Thaís Moura – O Cursinho Pimentas ministrou nesta quarta feira 08 de maio, a palestra sobre dependência química, tendo como palestrante Divino que pôde contar sobre história de vida como dependente. Deu dicas para os alunos de como não entrar para o mundo das drogas. Este trabalho de prevenção já vem sendo introduzido no projeto desde 2009 pelo Prof. Rômulo. O objetivo do Cursinho Pimentas vai muito além de colocar jovens na universidade. Formar cidadãos conscientes é o maior desafio. E o tema das drogas é algo muito forte em nossa sociedade. Por isso, a importância deste trabalho de conscientização e prevenção feito no projeto.

Ter problemas com drogas vai muito além do que ser usuário. É um problema social. Desde o celular roubado, até um familiar que vende coisas da própria casa pra trocar por drogas.

A maioria dos adictos (portadores de dependência química) nascem com pré-disposição orgânica à dependência, em grande parte dos casos apresentam sintomas na infância como: ansiedade, comportamentos compulsivos, prepotência, arrogância, variação de humor etc.

Reconhecida como doença pela O.M.S, a dependência química exige os mesmo cuidados como qualquer outra. E como qualquer doença incurável exige ainda mais cuidados durante a vida toda. Pois, dependência nada mais é do que a falta de controle do usuário, podendo ter recaídas. Por isso existem grupos de autoajuda como Alcóolicos anônimos/ Narcóticos Anônimos.

Divino do Projeto vida

Divino do Projeto vida

Uma grande parte de estudantes de Universidades tem maior contato com o uso de drogas.  Muitas vezes influenciado por grupos de amizade e por curiosidade. Com grandes possibilidades à dependência química.  Mas como toda regra tem a sua exceção, nem todos tem a pré-disposição a se tornar adicto. Mas, é melhor não pagar pra ver, certo?

Na palestra, foi apresentado como a droga prejudica, causando danos e sequelas pra vida toda. Apresentando problemas físicos, mentais e espirituais.

O projeto vida tem como objetivo cuidar e tratar de dependentes químicos, introduzindo-o socialmente para que o mesmo não tenha recaídas, apresentando diversas formas para ter uma vida tranquila e sem o uso de drogas. E tendo o mesmo objetivo, o Prof. Romulo abraçou a ideia de ajudar, fazendo com que seu trabalho seja de grande utilidade pra a introdução de dependentes químicos na vida social. Como, por exemplo, o Lúcio e o Honorato que trabalham com o professor e estão sempre presentes nas palestras de dependência química.

Trabalhando juntos desde então, para diminuir consideravelmente o índice de usuários na região dos Pimentas. Toda quinta às 19h30 no espaço do Alvorada acontece reuniões com familiares de adictos com informações essenciais pra quem precisa de ajuda. Contando também com transporte para internação de usuários.

Para saber mais, acesso o link abaixo ou ligue 2484-5700

 

Reuniões com familiares sobre tratamento e prevenção à dependência química.




Você pode deixar um comentario, or trackback from your own site.

Deixe um comentário


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto