Mobilidade Urbana em debate no Espaço do Mandato do Vereador Prof. Rômulo

Quais as possíveis soluções para problemas como o transporte público e os quilométricos engarrafamentos que acontecem todos os dias nas grandes cidades? Essas e outras questões serão debatidas no evento sobre Mobilidade Urbana, que será realizado no próximo sábado, dia 24 de setembro, às 17 h, no Espaço do Mandato do Vereador Prof. Rômulo.
Participarão do debate o Deputado Estadual Alencar Santana (que tem colocado a questão do transporte público na Grande São paulo como uma das prioridades do seu mandato na Assembléia Legislativa), o Dr. Nabil Bonduki, Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e Prof. da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, além do Vereador Prof. Rômulo.
 
“Atualmente, não é possível discutir sobre qualquer modelo de desenvolvimento, seja econômico ou social,  sem considerar a questão da mobilidade urbana. E quando tratamos da temática sobre desenvolvimento, devemos também estar atentos para as questões ambientais acerca de qualquer modelo a ser adotado”, afirma o Vereador Prof. Rômulo.
Em Guarulhos, assim como em outras cidades, a população tem sofrido diversos problemas referentes a esta questão, principalmente em decorrência do modelo de transporte adotado no Brasil ainda na década de 1960, que quase sempre priorizou o modelo individual em detrimento do transporte coletivo.
Assim, observamos as conseqüências, seja através do caos diário nos congestionamentos ou através dos impactos na saúde da população, provocados pela poluição gerada pelos veículos e que, todos os dias, levam milhares de pessoas aos hospitais com problemas respiratórios.
Ademais, qualquer pessoa que tenha que se deslocar para estudar ou trabalhar nos centros urbanos observa que as cidades já não comportam mais tantos automóveis, mas, ainda descontentes com o transporte público, continuam adquirindo mais e mais automóveis. Só no município de São Paulo existem mais de 7 milhões de veículos, ou seja, quase 1 para cada habitante. Faltam espaços físicos para o deslocamento ou estacionamento de toda esta frota. E o resultado podemos observar através dos congestionamentos quilométricos que temos que enfrentar todos os dias. A sociedade deve começar a debater modelos de desenvolvimento sustentável e, para isso, discutir a questão da mobilidade urbana torna-se fundamental.
O Espaço do Mandato do Vereador Prof. Rômulo fica na Avenida Santana do Mundaú, n° 801, Parque Alvorada/Guarulhos-SP.



Você pode deixar um comentario, or trackback from your own site.

Deixe um comentário


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto