Informação, o poder nas mãos do Cidadão

A página “Você sabia??é direito seu!!!” tem sido a mais acessada neste blog. Isso demonstra uma falha do Poder Público em se aproximar do cidadão comum, trabalhador, dona de casa, estudante etc., na provisão de informações sobre suas ações e/ou direitos dos cidadãos.  Com isso,  muitas realizações do Governo ficam restritas ao conhecimento apenas de quem está lá, no próprio Governo.

Ademais, muitos que passam a conhecer estes direitos se aproveitam dos demais, cobrando uma espécie de “pedágio” para que a população possa acessá-los. Como exemplo temos o caso do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é um benefício o qual a população pode solicitar diretamente mas que, por sua vez, não são informadas sobre isso. Como resultado, temos diversos casos de pessoas que cobram determinados valores para mostrar como conseguir este tipo benefício.

Por esta razão, muitos dos problemas com os quais nos deparamos no dia-a-dia podem (e são) resolvidos a partir do conhecimento da população sobre como proceder, ou quais órgãos procurarem, coisas que parecem simples, mas que dependem de informação.

Sendo assim, cabe ao Poder Público disponibilizar os meios necessários para que estas informações cheguem até a população, tanto nas regiões centrais como, e principalmente, nas periferias, onde as carências de serviços públicos são mais acentuadas. Apenas desta maneira a população será emancipada das diversas práticas clientelistas existentes e, com isso, o Poder Público se fará presente no dia-a-dia, com a efetivação dos direitos de todos os cidadãos/ãs.

Por isso o Mandato do Vereador Prof. Rômulo observou a necessidade de criar a página “Você sabia? É direito seu!!!” visando construir um canal que possibilitasse a aproximação da população com seus direitos. Visite, divulgue e contribua com sugestões sobre direitos e/ou serviços disponíveis à população e que não são divulgados pelo Poder Público. Todas as contribuições serão bem-vindas.




Você pode deixar um comentario, or trackback from your own site.

Deixe um comentário


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto