Festival Latino-Americano de Software Livre em Guarulhos

Amanhã, sábado dia 28 de abril, acontecerá no Adamastro do Centro o Festival Latino-Americano de Sofware Livre. Hoje Guarulhos está a frente no uso de sofware livre nos estabelecimentos públicos. E no festival, serão apresentadas as experiências e soluções utilizadas no Município, e as experiências de inclusão digital com o uso do sistema operacional Gu@rux.

O uso de software livre se tornou obrigatório nos órgão públicos de Guarulhos após a Lei 6.567 de 2009, de autoria do Vereador Prof. Rômulo. O Município avançou no assunto, um sistema operacional próprio foi desenvolvido, o Gu@rux, soluções específicas para cada departamento público foram encontradas, e hoje, Guarulhos é referência na utilização de software livre. O resultado disso poderá ser acompanhado amanhã no festival.
Outros projetos de lei que caminham no mesmo sentido foram criadas pelo Prof. Rômulo. Como exemplo, o fim da exigência de conhecimentos em software proprietário nos concursos públicos do Município. Isso significa que os próximos concursos de Guarulhos não vão mais cobrar conhecimentos em Windows, Pacote Office etc. Agora, serão cobrados conhecimentos apenas de Software Livre.
A utilização de software livre nos órgão públicos municipais representa uma economia para Guarulhos. Estes softwares não exigem pagamento para sua utilização, o que acontece com os softwares proprietários. Todo Município ganha com isso, já que o dinheiro pode ser utilizado em outras questões da cidade.




Você pode deixar um comentario, or trackback from your own site.

Deixe um comentário


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto