Dia Internacional da Mulher: Você Sabia?

mulheres militantes

Muitas foram as vezes que ouvimos contar que o Dia Internacional da Mulher é uma homenagem às operárias têxteis mortas em um incêndio em Nova Iorque. De fato, esse evento trágico aconteceu em 1911 com mulheres que lutavam por melhores condições de trabalho, e é considerado um marco para a história do movimento dos trabalhadores nos Estados Unidos. Entretanto, nessa data, a criação do Dia Internacional da Mulher já havia sido aprovada por militantes socialistas.

Tal trajetória parte da história de feministas socialistas dos Estados Unidos que no final do século XIX e início do século XX tentavam resgatar a intensa participação das mulheres trabalhadoras na política, sua capacidade de organização, suas greves e suas manifestações. Mas, é partir daí, que o registro histórico dessa origem começa a se perder, e surge uma série de confusões a respeito da criação dessa data de luta. As fontes de pesquisa para referência de greves e manifestações de mulheres, nesse período, são apenas jornais da época, a impressa socialista e os documentos criados pelo próprio movimento de mulheres.

Além disso, no decorrer do tempo, perde-se também o propósito real da data e a finalidade do Dia Internacional da Mulher passa a ser considerada apenas comemorativa. Equece-se, assim, a história política por trás disso tudo, e que o objetivo principal seria firmar discussões sobre o papel da mulher na sociedade.

Diante dessa situação, e, aproveitando que o dia 8 de março vem aí, é preciso buscar essa memória perdida. Além de presentes e flores, se faz necessário resgatar esse sentido maior que possui o Dia Internacional da Mulher.

Desta maneira, pretendemos utilizar nossas ferramentas de comunicação para discutir essa temática durante todo esse mês de março. E aí, caro leit@r, podemos contar com sua ajuda?

 

Fontes Consultadas:

http://migre.me/i9IRe

 

Links para ler mais a respeito:

http://marchamulheres.wordpress.com/, http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,no-radio-dilma-antecipa-comemoracao-do-dia-da-mulher,1136880,0.htm, http://www12.senado.gov.br/senado/procuradoria/arquivos/pesquisa-mais-mulher-na-politica-do-instituto-ibope-e-patricia-galvao.

 




Você pode deixar um comentario, or trackback from your own site.

Deixe um comentário


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto