Curso de Medicina é colocado com uma das prioridades na 5ª Conferência Municipal de Saúde

5 ª Conferência Municipal da Saúde

O Prof. Rômulo participou da 5ª Conferência Municipal da Saúde de Guarulhos, realizada nos dias 01 e 02 de Julho no Centro Educacional Adamastor. Assim como em outras ocasiões, foi defendida a abertura de faculdade pública de Medicina na cidade.

A Conferência Municipal, que teve como tema: “Todos usam o SUS! Patrimônio do Povo Brasileiro”, além de ser uma oportunidade de discutir a questão da saúde na cidade, também serve como uma etapa para a Estadual, que ocorrerá entre os dias 31 de Agosto e 02 de Setembro, e para a Nacional, a ser realizada do dia 30 de Novembro ao dia 02 de Dezembro.

Em sua abertura, houve uma palestra de Carlos Neder, ex-secretário de saúde de São Paulo, médico formado pela USP e mestre em Saúde Pública pela Unicamp e que também participou de uma atividade no nosso espaço do mandato, sendo inclusive citada em sua fala.

No sábado, os delegados eleitos nas plenárias do Saúde Participativa discutiram as propostas mais votadas, divididas em cinco subtemas: Redes de atenção; Promoção da saúde e outros setores da sociedade (intersetorialidade); Participação da comunidade e controle social; Gestão do trabalho e da educação em saúde; Relação público x privado e financiamento.

A proposta mais votada foi a da instalação de um curso de Medicina gratuito na cidade, proposta defendida pelo Prof. Rômulo em várias ocasiões, pelo Cursinho Comunitário Pimentas e por vários participantes do Saúde Participativa, tendo sido a mais votada nas plenárias do Pimentas e do Presidente Dutra.

Muito importante também foi a proposta, aprovada nesta Conferência, de os formados na futura faculdade de medicina de Guarulhos terem que trabalhar exclusivamente, por pelo menos dois anos, na Atenção Básica no nosso Município. Isso mostra o quanto é importante a população estar atenta e organizada, participando de todos os espaços possíveis de debate político. Parabéns a todos os participantes!




Você pode deixar um comentario, or trackback from your own site.

Deixe um comentário


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto