Cursinho Comunitário Pimentas na mídia – Metrô News dá destaque à luta do Cursinho.

Clique na imagem para vê-la maior.

O jornal Metrô News, que é distribuído diariamente nas estações de metrô de São Paulo fez uma matéria de página inteira sobre o Cursinho Comunitário Pimentas (CCP), coordenado pelo Prof. Rômulo, na página 14 de seu suplemento sobre vestibulares da edição de hoje, dia 26 de outubro. A matéria fala sobre a importância do cursinho comunitário para o jovem da periferia, que não tem condições de pagar um cursinho pré-vestibular de renome e traz o depoimento de um ex-aluno e de um aluno mostrando as dificuldades que enfrentam ou enfrentaram para poder prestar o vestibular.

Na matéria, o Prof. Rômulo fala de quando implantou o CCP na Casa da Juventude no Conjunto Marcos Freire “Resolvi trazer a ideia do cursinho comunitário para cá, pois aqui os estudantes não tinham essa oportunidade, nem dinheiro para arcar com os custos de passagem para frequentar aulas em regiões centrais. A maioria dos nossos alunos vem a pé assistir as aulas, pois são moradores da região e o índice de faltas é praticamente zero”. O vereador ainda ressalta que em 10 anos de projeto colocou mais de 320 estudantes em universidaes conceituadas como USP, Unicamp, Unesp, Unifesp e UFABC.

Quanto aos estudantes, o jornal ouviu dois: João Vítor Campos dos Reis que está no primeiro ano de jornalismo na Unesp Bauru e Rogiel dos Santos Silva, que quer estudar Ciências da Computação em uma universidade pública. Enquanto João Vítor falou das contribuições que os estudantes do cursinho podem dar no futuro (“Vejo nesses cursos futuros praticantes de projetos que favoreçam o coletivo, em uma cidade que pertence à Região Metropolitana na qual a Capital já tem projetos de economia criativa e investimentos em cultura”) Rogiel falou das dificuldades do agora, pois teve que sair do emprego para poder se dedicar aos estudos.

Inclusive essa é uma das muitas dificuldades que os estudantes da periferia enfrentam: Muitos não tem condições financeiras que possibilitem sair do emprego e é muito difícil conciliá-lo com os estudos “Alguns precisam trabalhar para ajudar no orçamento de casa e ao mesmo tempo estudar. A rotina cansativa acaba desanimando e fazendo com que alguns desistam. Uma pena, pois poderiam haver políticas públicas que ajudam o jovem nesse sentido”, cobrou o Prof. Rômulo. A falta de apoio dos pais e a possibilidade de ter que estudar no interior também são problemas que afligem o aluno do cursinho, por isso o projeto conta com reuniões mensais com  os pais e a reciclagem, cujos recursos obtidos com a venda do material servem como auxílio financeiro para quem precisar se instalar no interior.

Esta matéria mostra a força do nosso projeto e a importância dele não só para os estudantes carentes como para todo mundo mundo que queira sbar como é possível exercer a cidadania nos dias de hoje. O Cursinho Comunitário Pimentas é um exercício diário de Cidadania que tem sido praticado há 10 anos e continuará sendo por tantos outros que vierem.




Você pode deixar um comentario, or trackback from your own site.

4 respostas to “Cursinho Comunitário Pimentas na mídia – Metrô News dá destaque à luta do Cursinho.”

  1. JVReis disse:

    Tenho que aparecer em pessoa pra dizer 2 coisas:

    Primeiro, os parabéns ao CCP por mais uma matéria;
    Segundo, a minha própria correção sobre meu nome, que ficou na ordem errada. É João Vitor CAMPOS DOS Reis.

  2. Cíntia disse:

    Estou com o Jornal agora e vou ler a matéria, mas já gostei do comentário! O projeto pode continuar com a nossa ajuda. Em breve poderei contribuir com uma pequena parcela de atitude para a continuidade do mais engajado projeto de Guarulhos!

  3. jane disse:

    Vc merece Rogiel, que Deus te ilumine cada dia mais.

Deixe um comentário


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto