Conheça melhor o Prof. Rômulo e vote consciente

Prof. Rômulo na tribuna da Câmara Municipal de Guarulhos

É indiscutível a importância de pesquisar a vida e o trabalho dos candidatos para fazer uma ótima escolha nessas eleições. Ele deve ter um passado limpo, experiência para lidar com os assuntos da cidade e um trabalho sério. E para ir adiantando na sua pesquisa vamos falar um pouco sobre o nosso candidato a vereador, Prof. Rômulo Ornelas.

O Prof. Rômulo é candidato a reeleição e seu número é 13013. Atualmente, está como vereador suplente da cidade de Guarulhos. Sua história de luta social já vem desde muito cedo. Participou da Pastoral da Juventude e no movimento operário em Guarulhos nos anos 80, atuando da criação da CUT. Se formou em História e Geografia e passou a dar aulas em colégios públicos da periferia da cidade. Por mais de 20 anos, leciona na EE Maria Aparecida Rodrigues, no Parque Alvorada. Em 2002, angustiado ao ver bons alunos saindo do terceiro ano sem oportunidades de entrar em uma boa universidade, juntou-se com outros professores e fundou o Cursinho Comunitário Pimentas. Com 10 anos, o Cursinho Pimentas funciona no Marcos Freire e já ajudou mais de 600 jovens a passarem nos vestibulares mais difíceis do país. (Conheça melhor o Cursinho Pimentas).

O Cursinho Pimentas, além de ajudar alunos ingressarem nas universidades, procura participar dos assuntos da nossa cidade. Por isso, em 2008, incentivado pelos alunos do Cursinho Pimentas, o Prof. Rômulo participou como candidato a vereador. Obteve 2635 votos, ficando na segunda suplência. Porém, mesmo nesta condição, fez muito pela nossa cidade. Ampliou os projetos sociais, propôs diversos projetos de lei e tem uma atuação ética na Câmara.

Abraçou, junto com o Projeto Vida, a luta para tirar pessoas da Dependência Química. Com 3 clínicas de tratamento e reuniões semanais nos Espaços do seu mandato, já ajudou mais de 5.000 famílias. Pressionou o Poder Público e conseguiu sensibilizar o Prefeito Almeida sobre a causa, e hoje, Guarulhos está construindo a primeira clínica pública de tratamento de dependentes químicos. Um avanço para nossa cidade que está a frente  do assunto no país e trata a questão como um problema de saúde pública.

Após muita pressão, debates e luta, o Prof. Rômulo junto como Cursinho Pimentas, conseguiu o compromisso do Governo Federal em trazer para Guarulhos nos próximos anos uma faculdade pública de medicina, o que trará mais médicos atuando em nossa cidade.

Com sua atuação ética na Câmara, o Prof. Rômulo iniciou um movimento contra o aumento abusivo de salário dos vereadores da cidade. O projeto proposto pela mesa diretora da Câmara foi barrado após muita pressão dos movimento populares e das pessoas nas redes sociais. E os mesmos proponentes do aumento de 61%, pressionados, recuaram. Até 2017 seus salários estão congelados. (Acompanhe os posts anteriores sobre o aumento abusivo).

É de autoria do Prof. Rômulo a lei que incetiva o Poder Público a realizar compras sustentáveis. Ou seja, a prefeitura deve estabelecer critérios para compras que devem ser economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente limpas.

O PL 169/2009 é o projeto criado pelo Prof. Rômulo e estimula a utilização pelo poder público municipal de Softwares Livres.

É de sua autoria, também, o Projeto de Plano Municipal de Cultura, cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento cultural na cidade.

Existem ainda muitos outros projetos. Click neste link e conheça todos.

De maneira resumida, este é nosso candidato. Um homem ético e comprometido com as causas sociais. Seu mandato é transparente. Diferentemente de outros vereadores, o Prof. Rômulo é o mais acessível. É possível conversar com ele tanto pela internet, através de seu facebook ou aqui pelo blog, ou até mesmo pessoalmente nos Espaços do Mandato Popular. Todas suas ações são postadas aqui, neste blog, e vai continuar no próximo mandato.

É importante o eleitor pesquisar sobre seu candidatos e principalmente criar critérios para selecionar o melhor. Seu passado, transparência, ética, trabalho social, responsabilidade. Esses são alguns critérios para escolha. Pense e faça do seu voto uma arma de luta pela melhoria da qualidade de vida da nossa cidade.

E você? Quais são seus critérios de escolha de seu candidato?




Você pode deixar um comentario, or trackback from your own site.

Deixe um comentário


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto