Agentes Comunitários de Saúde ganham aumento de 11,5% e conquistam Plano de Carreira

Foi aprovada nesta semana, na Câmara Municipal, a revisão do plano de carreira dos funcionários da Secretaria Municipal da Saúde de Guarulhos, onde foram incluídos os Agentes Comunitários de Saúde. Essa era uma grande luta da categoria, que sempre teve o apoio do Vereador Prof. Rômulo. Foi ainda garantido aos ACS um aumento salarial de cerca de 11,5%.

_______________________________________________________________________________________________

Os Agentes Comunitários de Saúde exercem um papel fundamental dentro da Estratégia Saúde da Família, voltado para a saúde preventiva, mas não tinham sua categoria abrangida pelo plano de carreira criado em 2008.  Esse devido reconhecimento, além de melhores condições de trabalho para esses profissionais tão importantes para a saúde coletiva, vem sendo cobrado pelo Vereador Prof. Rômulo há muito tempo. O Vereador organizou e participou de diversas reuniões com a categoria e com representantes do Poder Executivo, além de apresentar requerimento cobrando a inclusão dos ACS no Plano de Carreira da Saúde.

Outra luta do Vereador é pela manutenção do adicional de risco (insalubridade) para esses trabalhadores. Houve rumores no ano passado de que a Secretaria de Administração cortaria o benefício. Procurado pelos Agentes Comunitários, o Prof. Rômulo reuniu mais de uma centena desses profissionais no final do ano passado e obteve do Secretário da Saúde (e vice-prefeito), Carlos Derman, a garantia da manutenção do benefício.

Parabéns aos Agentes Comunitários de Saúde, sabemos que o salário e demais condições de trabalho ainda estão longe do ideal, mas devemos reconhecer que por conta da organização e mobilização da categoria, as conquistas estão chegando.




Você pode deixar um comentario, or trackback from your own site.

Uma resposta to “Agentes Comunitários de Saúde ganham aumento de 11,5% e conquistam Plano de Carreira”

  1. […] leitor deste blog deve se lembrar do plano de carreira mais recente dos servidores da saúde aprovado na Câmara, que além de dar um bom reajuste salarial aos médicos (muito acima da inflação), o que […]

Deixe um comentário


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto