Abaixo-assinado pela implantação de uma Faculdade Pública de Medicina em Guarulhos

Clique aqui para assinar a petição pela Faculdade Pública de Medicina em Guarulhos

Protesto no Desfile da Independência em 2009

Sem dúvida, um dos assuntos mais discutidos nas plenárias do Saúde Participativa e do Orçamento Participativo e que ganhou bastante destaque na imprensa local foi a proposta de instalação de uma faculdade pública de medicina na cidade. Tema defendido pelo Prof. Rômulo desde antes de assumir o mandato de vereador, ganhou bastante força recentemente, graças às intervenções do vereador na Tribuna da Cãmara, ao apoio de gente como o Deputado Estadual Alencar Santana e o Deputado Federal Paulo Teixeira e, principalmente, a mobilização do povo da periferia, que trouxe a demanda para os espaços de discussão de políticas públicas de Guarulhos, no caso os encontros do Saúde Participativa e do Orçamento Participativo.

A luta tem dado tanto resultado que mesmo o Ministro da Saúde já cogitou a possiblidade da cidade abrigar um curso de medicina. No entanto, isso não significa que devemos deixar de fazer pressão para que Guarulhos tenha uma Universidade ou Faculdade de Saúde Pública com curso de Medicina. É importante a vinda de um cursos desses para cá, não só para suprir a nossa falta de médicos, mas também para que os jovens daqui tenham mais oportunidade de ingressar em uma universidade pública e que não precisem deixar a cidade para fazer um curso na área de saúde.

Por isso, o Mandato do Prof. Rômulo e o Cursinho Comunitário Pimentas disponibilizam neste blog um abaixo assinado online pedindo a criação de uma Universidade ou Faculdade Pública de Medicina em Guarulhos com cotas de pelo menos 50 % das vagas destinadas a alunos de escolas públicas, porque mais do que garantir a oferta de médicos na cidade, é necessário também garantir o acesso dos jovens da região a um curso que, de tão elitizado, faz com que muitos tenham que estudar até em outro país para, quem sabe, se tornarem médicos.

Desta forma, pedimos a colaboração de todos na divulgação desta abaixo-assinado, pois esta proposta deverá beneficiar não só a população de Guarulhos, mas também de todas as cidades próximas.




Você pode deixar um comentario, or trackback from your own site.

Deixe um comentário


Desenvolvido para WordPress | Desenhado por: Douglas Lotto